KPEX – Gestão de Propriedades

Blog

Dicas sobre sustentabilidade em condomínios comerciais

Condomínios comerciais são locais que reúnem um grande número de pessoas e profissionais das mais diferentes áreas. Isso faz com que a consciência e respeito pelos cuidados com o ambiente se façam ainda mais necessários. Tratar da sustentabilidade em condomínios comerciais é primordial, tanto para a economia, quanto para o bem-estar de todos que compartilham dos espaços e serviços prestados nas salas, escritórios, consultórios e clínicas, por exemplo.

Com a verticalização das cidades são cada vez são mais comuns os condomínios de salas comerciais, englobando desde salas de estética até consultórios médicos e escritórios de advocacia.

Neste tipo de condomínio, a consciência e a busca pela sustentabilidade deve envolver a todos que ocupam o prédio. Mas cabe à administradora dar o primeiro passo e incentivar procedimentos que possam ser implementados neste sentido.

Energia elétrica:
Talvez este seja o campeão entre os gastos dos condomínios comerciais. Alguns procedimentos fáceis podem garantir que o custo do consumo de energia elétrica caia significativamente.

Iluminação:
Utilize lâmpadas de LED ou fluorescentes, que têm um potencial maior e um gasto menor.
Prefira luminárias abertas que evitam o acúmulo de sujeira e aumentam o nível de iluminação.
Instale o timer para controlar a iluminação externa, vitrines e fachadas.
Utilize iluminação artificial somente quando a iluminação natural não for suficiente para execução das atividades.
Mantenha apagadas as luzes dos ambientes que não são ocupados.
Utilize sensores de presença em locais de circulação e garagens, dentro das normas de segurança.
Mantenha ambientes claros por meio da limpeza de paredes e tetos e também escolhendo pintura em cores claras.

Elevador:
Utilize-os alternadamente em horários de menor movimento. Mantenha um dos elevadores desligado durante o período de menor movimento no dia.
Respeite o limite de carga do elevador. Isso evita danos ao motor.
Conscientize os condôminos a utilizar as escadas nos dois primeiros andares (afinal, também faz bem para a saúde).

Refrigeração:
Controle a temperatura do sistema de ar condicionado para manter o conforto térmico, tanto no verão quanto no inverno. Temperaturas dentro dos padrões confortáveis evitam o consumo desnecessário de energia elétrica.
Mantenha somente a ventilação nos dias com temperaturas mais amenas. A refrigeração deve ser mantida em ambientes com muitas pessoas ou onde o trabalho exija.
Tome medidas claras para diminuir a necessidade de utilização do sistema de ar condicionado, como isolação térmica de tubulações por onde passam fluídos quentes e vedação de portas e janelas.
Utilize estruturas que amenizam a absorção do calor em revestimentos e impermeabilizações, por exemplo. Neste sentido, conheça a Solução em Silicone da Fibersals, que, na cor branca, proporciona a diminuição de até 35% no consumo de energia com refrigeração (em comparação a um telhado preto comum no verão).
Utilize lâmpadas LED, que não geram calor e não aquecem ainda mais o ambiente.

Água, o segundo vilão entre os gastos em condomínio comercial
Realize campanhas de conscientização para o uso correto e economia no consumo de água.Veja: 8 Dicas para economizar água no condomínio
Verifique, periodicamente, se não estão ocorrendo vazamentos.Saiba como: Encanamento em dia: 8 dicas para evitar vazamento de água
Faça a limpeza de forma consciente, quando possível sem a utilização de grande quantidade de água.
Promova o reuso da água, com a instalação de cisternas para acumular a água da chuva para limpeza de pisos e cuidados com os jardins.Leia também: Captação e reúso de água no condomínio: 9 dicas para colocar em prática

Produção de entulhos
Em condomínios comerciais são comuns as reformas. Cada vez que uma das salas muda sua utilização, além de agredir o ambiente, o acúmulo de entulhos gera transtornos para quem ocupa as salas e acessa os prédio. O ideal é buscar alternativas de empresas que façam a reforma sem gerar entulhos, como por exemplo, a aplicação das soluções de impermeabilização da Fibersals, que utiliza sistemas que não produzem grandes quantidades de entulhos.

Fonte:

20 dicas de ouro sobre sustentabilidade em condomínios comerciais

Voltar

Compartilhe no WhatsApp